terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

67 Dias: VALENTINE'S DAY!

      Mesmo sabendo que todos os dias são dos corações apaixonados, 14 de fevereiro é mais uma data importante para celebração do amor, pois comemora-se o Valentine's Day! Esta é uma data dedicada aos namorados em muitos lugares mundo a fora.

     Muito embora para nós brasileiros 12 de junho seja oficialmente o Dia dos Namorados, porque não aproveitar também o mês de fevereiro para comemorar e renovar os votos de afeto junto aqueles que amamos? Assim, temos a oportunidade de celebrarmos em dobro a maravilhosa dádiva de amarmos e sermos correspondidos! É certo que o amor é um sentimento que merece ser cultivado diuturnamente, com muitas doses de zelo, paixão, carinho, respeito, mas também é gostoso poder desfrutá-lo e festejá-lo em datas especiais, tais quais o Valentine's Day!

      Confesso que até a chegada do Fabricio em minha vida, jamais havia comemorado! Ano passado, recordo que cheguei a comentar com ele, pois havia visto em algum lugar alusão sobre a data! Mas, este ano, pela vez primeira, fiz do meu 14 de fevereiro uma ocasião especial ao lado do meu amor! Na realidade, não tivemos nenhuma programação especial, mas priorizamos passarmos juntinhos o dia inteiro. Almoçamos, passeamos e aproveitamos para buscar nossos abadás do camarote em que serei apresentada ao Carnaval de Salvador, no circuíto de Ondina (prometo que contarei tudo por aqui). Nossa tarde se encerrou por um passeio pela orla da capital Baiana! 

       Quer coisa melhor?! Impossível!!!!

     Pois bem! Para quem assim como eu não sabia a origem do festejo, muitas são as versões que noticiam a origem da comemoração. 

    Numa delas conta que O Dia de São Valentim (Valentine's Day), tem origem num acontecimento ocorrido no século III na cidade de Terni, nos arredores de Roma.

       O Império Romano, a época governado por Claudius II, estava envolvido em diversas campanhas militares bastante sangrentas, o que levou a dificuldades na recruta de novos soldados para as legiões romanas.

      O Imperador então considerou que a razão destas dificuldades era o fato dos homens não quererem abandonar as suas namoradas, esposas e amantes, e proibiu todos os noivados e casamentos em Roma.

    Percebendo a injustiça dessa determinação, Valentim, bispo de Terni, contrariou o Imperador e continuou a realizar os casamentos dos jovens apaixonados. Quando o Imperador soube da celebração dessas cerimônias, ordenou a decapitação do bispo Valentim, que ocorreu a 14 de Fevereiro de 270. 

    Refere-se também que enquanto aguardava o cumprimento de sua sentença, Valentim se apaixonou pela filha cega do carcereiro e milagrosamente, devolveu a visão a jovem. Ainda, durante este período, Valentim recebia cartas de jovens que diziam acreditar no amor. Por fim, quando da execução de sua pena, Valentim deixou a amada um bilhete, assinando "de seu namorado, Valentim".

    Em 498, o Papa Gelasius santificou-o, passando o dia da sua morte a estar relacionado aos apaixonados.

   As festividades em honra deste santo foram, pouco a pouco, substituindo as festas pagãs de fertilidade que se realizavam em meados de Fevereiro. Durante a Idade Média, Valentim foi um dos santos mais populares na Inglaterra e na França. Vários países adotaram este dia como feriado. É o caso da Inglaterra, desde o século VII e dos Estados Unidos, desde 1700.

    O costume de aproveitar esta data para oferecer algo a quem se ama teve início em 1840, quando Esther Howland começou a produzir, em grande quantidade, lembranças para comemorar o Valentine's Day.

  Nos países da Europa e nos Estados Unidos, é costume presentear não apenas os namorados, mas sim amigos, familiares e qualquer pessoa por quem se tenha carinho. 

   Aproveite a data e demonstre o que você sente! Quem não comemorou, aproveite a última horinha do dia 14 e celebre o amor!

    Enquanto escrevia o post, lembrei da primeira vez que tive noticia do Valentine's Day. Quem é da minha geração lembrará! Foi no desenho do Snoopy, em que todas as personagens estavam se dedicando a encontrar o presente ideal!  

      Lembrou? Quem não lembrou ou ainda não assistiu, vale a pena!

      HAPPY VALENTINE'S DAY!

      Bjs,

      Nine
  



       

Nenhum comentário:

Postar um comentário