terça-feira, 6 de março de 2012

46 Dias: Recordações de Infância e o Bolo de Casamento!


     Terça-feira, a semana inciando e eu por aqui cheia de histórias para contar! As vezes são tantas inspirações de postagens que preciso me conter, concatenar os pensamentos e decidir por uma... verdadeiro desafio para minha mente que ultimamente tem fervilhado!

     Pois bem! Há um canal de TV a cabo que dedica as terças aos programas de casamento. Aproveitei que o Fabrício saiu para mais uma noite de trabalho e me esbaldei em uma verdadeira overdose casamenteira! Requinte de detalhes, boas idéias, imprevistos que podemos evitar, tudo para que o grande dia aconteça sem falhas!

     Mas, hoje os bolos chamaram minha atenção! Lindos, fabulosos, deliciosos ao olhar.. e certamente ao paladar! Porém, creio que nenhum deles superará a gostosura que será o nosso bolo de casamento. Isto porque o nosso terá um sabor muito, mas muito especial!

     Quem acompanha o blog desde seu início deve recordar que nossa intenção é fazer de nosso casamento uma celebração que envolva elementos marcantes. O carro que escolhi (o velho Corcel ano 76 - O Tomate de Guerra de meu avô Norday), a Igreja (onde fui batizada), o local da festa (clube aonde meus pais se conheceram), envolvem elementos significativos,  tendo uma simbologia especial, nos mínimos detalhes, ou pelo menos, na maioria deles.

      O bolo, por sua vez, não poderia ser diferente!

      Em outra postagem, me dediquei a escrever sobre a tradição do bolo de casamento. Mas, em resumo, o bolo, é uma das grandes estrelas da festa! E a nossa estrela comestível merece também ter uma motivação interessante!

    Já que adoro contar histórias, lá vai mais uma, com sabor de infância. Quando da postagem a respeito de meus padrinhos, fiz menção a casa de meus dindos Elisabeth e Nelson, o local em que minha criança interior aflora a cada visita! Além do delicioso suco de uva da jarra azul que mencionei, os aniversários dos meus primos Tatiane e Tiago tinham um sabor especial: O BOLO DA TIA ODETE! Nossa... eu contava os dias para saborear aquele que foi (e continua sendo) dos sabores mais doces da minha infância!

     Me recordo que sonhava em ter em um dos meus aniversários um bolo feito pela Tia Odete. Mas, como nunca tive uma festa de aniversário, exceto tímidas mas importantes comemorações (ops, verdade seja dita, minhas amigas queridas do MP organizaram uma festinha surpresa nos meus 26 anos), meu anseio pelo tal bolo nunca se concretizou. Acho que todos os aniversários de meus primos eu pedia a Tia para que um dia fizesse um daqueles para mim... e ela com um sorriso no rosto sempre respondia que sim. Mas, a oportunidade até então não havia se concretizado.

      Verdade seja dita, o bolo da Tia Odete é unanimidade! É um silogismo perfeito, assim como a Cerveja Polar, é a melhor, porque é do Rio Grande (quem é gaúcho sabe), o bolo dela é o melhor, porque é feito por ela e ponto final (estou rindo horrores aqui)!

     Não há quem tenha provado e não tenha gostado! Nos aniversários, a melhor parte sempre foi cantar o parabéns, mesmo porque os docinhos e salgados já estavam há muito sendo servidos! Mas, o soprar das velas era a certeza que a hora do bolo não tardaria a chegar! Na família, se for perguntado qual o melhor bolo que já foi experimentado, TODOS responderão, sem hesitar, o da TIA ODETE, sem pestanejar!

    Bom mesmo é que depois de nos tornarmos adultos, os aniversários infantis seguiram a tradição! A única ressalva é que a Tati vez o favor de trazer ao mundo a Lohany e a Keterly no mesmo dia, 03 de setembro! Consequência, APENAS UM BOLO POR ANO! Isso até que o Tiago e a Dani providenciem mais um herdeiro para que a tradição se perpetue (e que não demore...rsrs)!

      Importante mencionar que Tia Odete, irmã de meu padrinho Nelson e da Tia Tereza (aquela do buquê) é daquelas pessoas que faz parte de minha família por escolha, já que nossos laços se forjaram com  o convívio desde que eu me conheço por gente. E que felicidade a vida me proporcionou em tê-la entre meus queridos entes. As vezes, os laços sanguíneos não são tão efetivos quanto aqueles calcados no afeto, especialmente no que se refere a sintonia, empatia, carinho. E isso, em relação a Tia Odete, ao saudoso Tio Erivelton, Dunga, Dudu e Xandy não é diferente, são parte de minha família!

        Para quem não conhece, segue uma fotinho que registra Tia Odete na companhia de meus padrinhos:

      Então, na minha última estada em Porto Alegre, no Natal, meu padrinho organizou um churrasco tipicamente gaúcho em sua casa, ocasião em que apresentei o Fabrício para a família. E lá estava a Tia Odete! Casualmente, naquela tarde, havia pesquisado alguns bolos,  mas nada que tivesse me empolgado! Ponderei e cheguei a conclusão que FINALMENTE minha oportunidade de ter o meu bolo, quase 30 anos depois havia chegado! Me senti novamente aquela criança insistente e pedi a ela mais uma vez, só que não meu bolo de aniversário, mas sim de CASAMENTO! E com o mesmo olhar terno, só que um pouquinho marejado, Tia Odete me respondeu que sim! 

        Enfim, meu sonho de infância de concretizará e dia 21 de abril todos poderão se deliciar com o melhor bolo do MUNDO! Mesmo que eu tivesse a disposição todos os bolos mais badalados de Porto Alegre, nenhum deles seria páreo para este que, sem dúvida, supera todas as expectativas (com todo respeito as profissionais do ramo). 

       Tia, obrigada por me proporcionar a realização de um sonho de criança! Talvez, quem ler este post não compreenderá a profundidade que teu presente tem para mim! De tanto que eu falo por aqui, o Fabricio já está ansioso para experimentá-lo! Nos sentimos muito honrados em tê-la em nosso convívio e recebermos de ti tão singular presente! Um bolo feito com muito carinho, por mãos de fada, com o qual celebraremos nosso casamento, que desejamos seja sempre doce e especial, tal qual teu delicioso bolo!

        E para terminar este post, com água da boca... 
          Um delicioso finalzinho de terça a todos!

          Beijos,

          Nine

Um comentário:

  1. Oi Jianine!!!! Passei pra conhecer seu blog!! Uma graça.... estou acompanhando seus preparativos!!
    Boa sorte...
    Beijos, Dani Silvestrini

    ResponderExcluir